Ciência na Camilo

 

Projeto Ciência na Camilo

 

 

A realização de pequenas investigações / atividades práticas e experimentais é, reconhecidamente, uma das melhores formas para contribuir para a formação científica dos alunos.

Este projeto de ciência tem como objetivo a otimização de recursos humanos e logísticos para aumentar ainda mais a dinâmica entre escolas/ciclos de ensino e complementar a formação em ciência dos alunos. Pretende-se proporcionar aos discentes diferentes atividades com o intuito de os ajudar a adquirir e desenvolver competências no seu dia-a-dia bem como desenvolver uma equilibrada educação em ciências, imprescindível ao exercício de uma cidadania informada e de uma vida profissional qualificada.

A divulgação deste projeto decorrerá através de contatos diretos com os professores das diferentes escolas/níveis de ensino, pela troca de informação digital e através dos meios de comunicação social.

Posteriormente à realização de uma atividade/visita pretende-se fazer, com a respetiva autorização dos Encarregados de Educação, uma difusão do decorrido no sentido de tornar visível a toda a comunidade a participação e o envolvimento de todos (docentes e discentes).

 

 

Professores

Responsáveis

António Viamonte Rodrigues

Helena Correia

Maria José Alfaiate

 

 

 

Destinatários

Alunos do Pré-escolar

Alunos do 1º ciclo

Alunos do 2º ciclo

Alunos do 3º ciclo*

Escolas /professores que manifestem interesse

*no caso de serem alunos internos as atividades poderão decorrer de acordo com solicitação do docente.

 

 

Objetivos

*Disponibilizar os recursos logísticos (laboratórios de biologia e geologia, física e química, museu da escola) e humanos ao serviço da comunidade educativa, como complemento do processo ensino/aprendizagem.

*Promover atividades práticas para os alunos do ensino básico como apoio aos programas curriculares.

*Incentivar o interesse pelas ciências experimentais.

*Promover o intercâmbio entre escolas / diferentes níveis de ensino.

 

 

 

 

Ano

Conteúdos**

Atividade

Do pré-escolar ao 1º ciclo

  1. 1.Corpo Humano

 

  1. 2.Saúde e Segurança

 

  1. 3.Os Astros

 

  1. 4.Aspetos Físicos do Meio

 

  1. 5.À descoberta dos Materiais e Objetos

1.1. Morfologia de órgãos internos (coração, fígado, rim, etc)

1.2. Modelos 3D do corpo humano

1.3. Observação microscópica de células

1.4. Órgãos dos sentidos

 

2.1. Observação de uma infusão

2.2. Observação de bolores

 

3.1. Modelos 3D dos astros

3.2. Simulação dos períodos diurnos e noturnos/estações do ano

 

4.1. Análise macroscópica de amostras de mão (rochas e minerais)

4.2. Vulcanismo

4.3. Formação de cristais de enxofre

4.4. Formação de grutas calcárias

4.5. Permeabilidade dos solos

4.6. Formação de dunas

4.7. Ciclo e importância da água

 

5.1. Flutuação

5.2. Dissolução

5.3. O ar

5.4. Eletricidade

5.5. O som

2º ciclo (5º ano)

A-     A água, o ar, as rochas e o solo – materiais terrestres

  1. 1.A importância das rochas e do solo na manutenção da vida
  2. 2.A importância da água para os seres vivos
  3. 3.A importância do ar para os seres vivos

 

 

 

 

B-      Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio

  1. 1.Diversidade dos animais
  2. 2.Diversidade nas plantas

 

C-      Unidade na diversidade

  1. 1.Célula- unidade básica de vida
  2. 2.Diversidade a partir da unidade – níveis de organização hierárquica

A1 – Terra, um planeta com vida

A2 – Componentes do solo

A3 – Permeabilidade do solo

A4 – Construção de um perfil de solo

A5 – Identificação de rochas e minerais (amostras de mão)

A6 - Distribuição de água no planeta

A7 – Ciclo da água

A8 – Tipos de água, poluição e tratamentos

A9 – Propriedades da água

A10 – Constituição do ar

A11 – Propriedades do ar

A12 – Propriedades do O2

 

B1 – Propriedades das conchas e das penas

B2 – Reprodução humana (modelo 3D)

B3 – Observação do ovo

B4 – Comportamento dos animais face à luz e humidade

 

 

C1 – Noções de microscopia

C2 Observação de células e microrganismos

 

 

 

 

2º ciclo (6º ano)

A-     Trocas nutricionais entre o organismo dos animais e o meio

  1. 1.Alimentos como veículo de nutrientes
  2. 2.Circulação do ar
  3. 3.Transporte de nutrientes e oxigénio até às células
  4. 4.Utilização dos nutrientes na produção de energia
  5. 5.Eliminação de produtos da atividade celular

 

B-      Trocas nutricionais entre o organismo das plantas e o meio

  1. 1.Como se alimentam as plantas
  2. 2.Importância das plantas para o mundo vivo

 

C-      Transmissão da vida

  1. 1.Reprodução humana e crescimento
  2. 2.Reprodução das plantas

 

 

 

 

D-     Os micróbios

  1. 1.Os micróbios
  2. 2.Higiene e problemas sociais

A1 – Pesquisa de nutrientes e análise de rótulos alimentares

A2 – Ação das enzimas sobre nutrientes

A3 – Ventilação pulmonar (simulação)

A4 – Características do ar expirado e garrafa fumadora

A5 – Sistema respiratório de um peixe

A6 – Observação de células sanguíneas

A7 – Dissecação do coração

A8 – Medição tensão arterial

A9 – Atividade de respiração celular

A10 – Estudo sobre o suor

A11 – Dissecação do rim

 

 

B1 – Captação de sais minerais e de água pelas plantas

B2 – Pigmentos fotossintéticos e produção de m.o. na fotossíntese

B3 – Observação de estomas

 

 

 

 

 

C1 – Observação de órgãos (modelo 3D do corpo humano)

2 – Observação ao microscópio de corte ovário/testículo

C3 – Observação dos órgãos sexuais de uma planta com flor

C4 – Observação de uma inflorescência

C5 Observação de grãos de pólen/esporos e fungos

C6 – Observação da disseminação de sementes

C7 Fatores de germinação

 

D1 Observação de microorganismos

3º ciclo – Todos os conteúdos curriculares de acordo com as atividades solicitadas pelo professor

**de acordo com os programas curriculares do ensino básico (Estudo do Meio/Ciências da Natureza e Ciências Naturais)

 

NOTAS:

  1. O agendamento das atividades será realizado por marcação antecipada com os professores.

  2. Após a atividade será aplicada uma ficha de monitorização de forma a garantir um feedback da escola/turma.

  3. O projeto prevê a ocorrência, de acordo com o agendamento da atividade e com a análise da ficha de monitorização, de um acompanhamento anterior e posterior à realização da atividade, com visita (s) à escola de origem.

  4. Poderão ser realizadas outras atividades para além das descritas, de acordo com o solicitado pelo professor.

  5. O projeto alarga-se a qualquer instituição que o solicite.

     

    Contatos:

     

    Telefone da Escola Secundária Camilo Castelo Branco – 259 309 430

     

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