Projeto de Educação Sexual

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 “A Escola ocupa um lugar central na ideia de saúde. Aí aprendemos a configurar as “peças” do conhecimento e do comportamento que irão permitir estabelecer relações de qualidade. Adquirimos, ou não, “equipamento”para compreender e adquirir estilos de vida mais saudáveis, tanto no plano pessoal como ambiental.”

In Rede Europeia e Portuguesa de Escolas Promotoras de Saúde

 

Actualmente encontra-se em vigor um protocolo assinado pelos Ministérios da Educação e da Saúde formalizando-se o alargamento do conceito de Escolas Promotoras de Saúde a todos os Agrupamentos/Escolas. Nesse documento considera-se que “a promoção da educação para a saúde em meio escolar é um processo em permanente desenvolvimento … que contribui para a aquisição de competências das crianças e dos jovens, permitindo-lhes confrontar-se positivamente consigo próprios, construírem um projecto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis…”.

Conscientes de que a Escola não se esgota na transmissão de conhecimentos, ela tem também o dever de educar para os valores, promover a saúde, a formação e a participação cívica dos alunos num processo de aquisição de competências que sustentem as aprendizagens ao longo da vida e promovam a autonomia e a responsabilidade.

Assim é nosso propósito desenvolver um conjunto de experiências educativas que permitam a integração de saberes, bem como o desenvolvimento de competências capazes de favorecer o equilíbrio e o bem-estar dos jovens/adolescentes, para que estes possam saber fazer escolhas mais conscientes, informadas e assertivas. Consideramos que a Educação para a Saúde deve promover uma abordagem integrada e transversal, enquanto dimensão essencial do percurso educativo e formativo dos jovens, implicando uma articulação entre a Escola e os parceiros sociais (as Famílias, os Técnicos da Área da Saúde, Técnicos dos Serviços Especializados de Apoio Educativo, Instituições e Associações directamente ligadas à temática, entre outros…).

A articulação das diferentes actividades do tema estruturante saúde, com os conteúdos programáticos e os saberes das várias disciplinas será realizada, envolvendo para o efeito, os concelhos de turma.

A adopção de estilos e de práticas das escolas promotoras de saúde na vida diária da Escola ajuda, indiscutivelmente, na promoção e consolidação de estilos de vida mais saudáveis.