2.º Projeto

Publicado por Administrador.

Get Europe up and playing (GET UP!)

img 0633

No presente ano letivo decorre o primeiro ano de execução do novo Projeto, desta vez, tendo como parceiros a Alemanha (país coordenador), a Inglaterra, a Eslováquia e, novamente, a Turquia e a Polónia (através de uma escola do ensino especial). O Projeto intitula-se “Get Europe up and playing (GET UP!)”, cujo tema é música e desporto, em particular, música, danças/cantares e jogos tradicionais. A nova equipa de alunos foi formada a partir de inscrição aberta a todos os alunos do 9.º ano de escolaridade e do ensino secundário, que decorreu no início do presente ano letivo, privilegiando-se os conhecimentos musicais, a prática desportiva e os conhecimentos em língua inglesa, tendo em atenção as especificidades do tema e a língua de comunicação, já anteriormente referida, dando, entre outras coisas, a oportunidade a estes alunos de trabalhar um tema do seu agrado e revelar/desenvolver o que sabem nestes domínios. Saliente-se que a nossa Escola recebe os alunos do ensino básico que frequentam o Conservatório Regional de Música de Vila Real, constituindo as turmas de ensino articulado, e alunos do ensino secundário que também frequentam o Conservatório e/ou pertencem a bandas de música ou a ranchos folclóricos. Na área do desporto, evidentemente, além da disciplina de Educação Física, a nossa Escola oferece a área de Desporto Escolar. Neste sentido, para o desenvolvimento e concretização do Projeto, ao longo do presente ano letivo e do próximo, a Escola, através da Equipa dinamizadora do Projeto, tem procurado envolver, dentro da Escola, a comunidade discente, através dos coordenadores de departamento mais diretamente relacionados com o tema, e de acordo com as atividades previstas e a sua agendagem, dadas a conhecer previamente, via mail. Foi o que aconteceu para a criação do logótipo do Projeto, através da dinamização de um concurso, sob a orientação dos professores de Educação Visual/Artes das turmas de 9.º e do ensino secundário. Assim, nesta linha de atuação, a Equipa Comenius procurará, no devido tempo, articular e solicitar colaboração dentro e fora da Escola, junto de organismos e entidades da comunidade local, à semelhança do que se verificou no anterior Projeto, para que também este seja coroado de êxito.
Assim, aproveita-se o ensejo para, mais uma vez, se divulgar o conjunto das atividades mais relevantes e dos produtos finais a levar a cabo ainda neste Projeto, a saber:

  • Composição conjunta de um hino do projeto;
  • Produção de um calendário 2012/2013 da parceria;
  • Criação de um ficheiro e um glossário multilingue sobre desporto/jogos tradicionais dos países envolvidos;
  • Realização de um festival de música;
  • Elaboração de um calendário final (2013/2014).

No que respeita aos Encontros, em cada Escola os alunos deverão organizar dois eventos: um musical e um desportivo. O próximo Encontro, o segundo da parceria, realiza-se em Portsmouth (Inglaterra), de 21 a 24 de janeiro, e contará, como nos restantes Encontros, com a presença de alunos (o que não se verificou no primeiro Encontro, preparatório, que teve lugar em Duisburg, na Alemanha). A nossa Escola far-se-á representar por seis alunos e duas professoras da Equipa Comenius. Depois dessa experiência, estaremos com certeza mais aptos a iniciar a preparação do Encontro em Portugal, a ter lugar em novembro do próximo ano letivo, e que será o quarto de sete Encontros agendados, sendo a Alemanha, país coordenador, o primeiro e o último anfitrião.
Para terminar, sublinha-se a importância do envolvimento de toda a Escola, bem como da comunidade local/regional num Projeto de intercâmbio desta natureza, que a todos beneficia. E acompanhar o trabalho que se vai desenvolvendo é também uma importante forma de apoio. Por isso, a Equipa criou o seu próprio blogue, que tem vindo a dinamizar, a par de outras formas de divulgação, nele reconhecendo o meio mais eficaz de interação e partilha desse trabalho, nomeadamente junto dos nossos parceiros europeus.  


A Coordenadora do Projeto

  Julieta Pereira

Blogue: http://ccbcomenius.blogspot.pt/